3 Dicas para organizar seu tempo e melhorar sua vida

Por Ramon Dias.

“Todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia”. O ditado é antigo e pode ser que você em algum momento também já tenha dito ou ouvido alguém dizer, mas apesar de ser uma verdade facilmente verificável não é bem assim que funciona na prática. Cada um de nós tem tarefas muito específicas, necessidades pessoais e até mesmo relógios biológicos diferentes que transformam essas 24 horas em um tempo bem diferente na realidade de cada um e é por isso que ao comparar-se com outras pessoas parece que o dia foi curto.

Mas existem técnicas que podem ajudar na gestão de tempo e aumentar a sua produtividade durante o dia, o que resulta em mais satisfação em alcançar os objetivos diários (ou mesmo da semana) e acabar até mesmo tendo mais tempo livre para se dedicar aos hobbies, ficar com a família e descansar.

Estabeleça uma rotina

Sabemos que nem tudo durante o dia pode estar sob nosso controle, mas em compensação há diversas coisas que estão! Estabelecer uma programação bem estruturada para cada dia permite que você otimize suas atividades e melhore até mesmo sua saúde. Ter horários fixos para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer exercício evita situações de ansiedade e desorientação, além de permitir que seu corpo funcione melhor e assim você ganha disposição para realizar as atividades.

Estabelecendo um horário para se alimentar, por exemplo, o seu organismo vai se adaptar àquela rotina e melhorar sua digestão, uma vez que quando o corpo não sabe quando será sua próxima refeição a tendência é acumular energia por prevenção.

Quando você visualiza os compromissos que deve cumprir durante o dia e define horários para realizar cada atividade, é possível diminuir a ansiedade e aquela sensação de que sempre está esquecendo alguma coisa. Não vale gravar na cabeça! Tem que anotar, mesmo que seja em uma lista no celular, mas que seja de fácil visualização e possível de marcar como tarefa cumprida após finalizada. Faça o teste e vai perceber como a ansiedade é controlada e aquela sensação de pressa diminui.

Para começar a organizar sua rotina, vamos indicar dois aplicativos gratuitos para baixar no seu celular e começar a usar agora mesmo:

O primeiro se chama Remember The Milk e é um organizador de lista de atividades que você vai preencher com atividades que precisa realizar e o aplicativo vai enviar lembretes por e-mail ou mesmo SMS, garantindo que você não se esqueça de uma tarefa importante e dando aquela tranquilidade para sua cabeça de não precisar lembrar sozinha de tudo. A segunda indicação é o app Todoist, ele permite criar listas de tarefas e dentro delas você pode criar prazos e até mesmo marcar atividades como já concluídas ou categorizá-las por cores conforme a prioridade, assim é possível distribuir as tarefas de acordo com a urgência ou categorias como trabalho, casa, estudos e outra infinidade de compromissos que possamos ter. Uma vantagem é que as informações podem ser acessadas off-line, então basta ter o celular para acessar sua agenda totalmente organizada e assim evitar imprevistos desagradáveis.

Técnica de Pomodoro

A técnica de Pomodoro foi desenvolvida em 1980 e desde a sua criação ela promete transformar nossa produtividade e principalmente facilitar a organização de tempo dos nossos dias. Francesco Cirillo era um estudante universitário e procurando otimizar seus estudos, teve uma ideia: se organizar usando o timer de cozinha, que tinha formato de tomate e é de onde vem o nome pois “pomodoro” é como se chama tomate em Italiano.

A técnica consiste em dividir o tempo em períodos de 25 minutos, que serão totalmente dedicados às tarefas, sem distrações exteriores e entre estes períodos adicionam-se intervalos de 5 minutos que serão para descanso, aproveitando pra dar aquela checada nas redes sociais sem culpa, fazer um lanchinho ou ir ao banheiro, contanto que não estoure o tempo predefinido de 5 minutos, por fim você deve lembrar que a cada 4 ciclos é preciso fazer uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Parece confuso, não é? Mas não se preocupe, conforme fizer vai perceber que é muito simples e já até mesmo existem diversos aplicativos que auxiliam na aplicação dessa técnica, é só pesquisar “Pomodoro” na loja de aplicativos do seu celular e o próprio app faz esse gerenciamento dos ciclos, cabendo a você apenas cumpri-los.

As vantagens do Método Pomodoro são diversas: pode diminuir a ansiedade, permite o aumento do foco e também da concentração, além disso com a prática será possível controlar o tempo que leva para realizar cada tarefa, perceber até mesmo o que te distrai com frequência e evita longos períodos de procrastinação ou trabalho ininterrupto.

Relaxe!

Nada de ficar sempre pulando o horário de almoço ou mesmo ficando até tarde com muita frequência, por mais que pareça um ganho de tempo o cansaço físico e mental nos cobra e no dia seguinte será ainda mais difícil cumprir as tarefas e no fim acaba se criando um círculo vicioso.

Faça o que for possível no horário, adiante o máximo que puder, mas não abra mão de um descanso para colocar a cabeça no lugar e recomeçar depois com mais disposição e mente renovada, pode ter certeza que descanso em conjunto com as outras dicas que enviamos aqui vai permitir com que você  tenha um tempo bastante otimizado e aquelas “24 horas que todo mundo tem” para você serão muito mais produtivas e prazerosas.

Lembre-se sempre de priorizar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama, faça atividades que vão restaurar duas energias, mesmo que seja um jantar juntos compartilhando como foi o dia, quem sabe um filme tranquilo e com mensagem bonita. Só de imaginar já ficamos relaxados, não é mesmo?

Tem alguma ferramenta ou técnica que você já use para melhorar a sua gestão de tempo? Diz pra gente nos comentários. Esperamos que nossas dicas ajudem você a organizar melhor seu tempo e melhorar seu dia a dia!