A chance de investir no seu apartamento é agora!

Por Ramon Dias.

Passam-se os anos, mudam-se as prioridades, os desejos e o ritmo de vida das pessoas e uma coisa não muda: realizar o sonho da casa própria ainda está entre os principais objetivos do brasileiro. Pesquisas de especialistas do setor imobiliário já chegaram a apontar que metade da população do país ainda busca ter um canto para chamar de seu e o que ainda dificulta a realização desse sonho são as formas de investimento, bem como condições de financiamento junto aos bancos e desconhecimento dos melhores caminhos para encontrar e comprar o apartamento dos sonhos.

A sensação de insegurança financeira que o mundo todo experimenta no momento, trazida pela temida crise decorrente da pandemia do novo coronavírus, trouxe maiores dúvidas para o assunto e faz muitos questionarem se este ainda é o momento certo para investir, mas apesar das obviedades o mercado imobiliário nos surpreende e apresenta condições históricas e os grandes bancos brasileiros trazem facilidades de investimento para quem quer conquistar um lar para chamar de seu.

Porque investir no seu apartamento?

            É comum encontrar pessoas hoje em dia afirmando que “não vale a pena” investir em casa própria, pois com a vida corrida e sempre em mudança mais vale pagar um aluguem e mudar-se caso queira outro local, um lar maior, menor entre outras opções. Mas a verdade é que apesar desses pontos ter um lugar para chamar de seu também é um investimento!

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), divulgou as informações sobre rendimentos dos investimentos em imóveis da última década e a conclusão é avassaladora: o rendimento foi, em média, de 15,3% ao ano! Isso de 2009 a 2019. Levaram em consideração neste cálculo tanto o retorno médio de aluguel, quanto a valorização dos imóveis. Para se te ruma ideia o melhor resultado entregue pela poupança quanto à sua rentabilidade real foi em 2009, quando os investidores conquistaram um rendimento real de 2,63%. Portanto, ter um imóvel próprio garante um investimento seguro e rentável, mesmo que seja para futura venda ou se precisar mudar de cidade e seja necessário alugar.

            Apartamentos em condomínios com estrutura mais completa em lazer e infraestrutura trazem ainda mais vantagens para você e para a sua família, além de terem a tendência a uma valorização acima da média. Sempre repare a estrutura do imóvel, a localização, a construtora escolhida, busque sempre apartamentos mais completos tanto em lazer quando em segurança.

Os preços vão subir

            Especialistas já afirmam que o preço da construção encareceu, mesmo que isso seja o contrário do que era esperado, já se percebe no mercado um aumento tanto nos materiais necessários para construção quanto no valor dos terrenos e isso consequentemente impacta no valor final para compra e venda de imóveis. Aproveitar o momento antes dos aumentos é essencial para garantir o melhor investimento possível e assim ter maior poder de compra e de escolha na hora de decidir onde aplicar seu dinheiro e também viver os próximos anos com aqueles que você ama.

Taxas de juros históricas

            A primeira taxa que influencia nas melhores condições de financiamento é a taxa Selic, por isso é necessário entender o que é essa taxa e qual o valor que ela representa: Selic nada mais é que a taxa representativa dos juros básicos da economia do país, ela influencia todas as taxas de juros praticadas no Brasil, desde os juros que o banco vai praticar ao oferecer um empréstimo até o que o investidor recebe de uma aplicação financeira. Serve como referência e para controle da inflação.

            A taxa Selic alcançou em 2020 o seu menor nível histórico, ficando na casa de 2% ao ano e por isso os juros aplicados ao crédito imobiliário também tiveram que recuar. Especialistas afirmam que é o melhor momento para financiar um imóvel no país! Segundo eles, além da queda de juros, os grandes bancos estão reduzindo os custos dos financiamentos para se manterem na concorrência.  Para se ter uma ideia, ao compararmos dados do banco central de contratos fechados quando a taxa Selic estava mais alta e de agora, é possível perceber que antes tivemos negociações com taxas de até 10% ao ano, enquanto agora é possível encontrar taxas de 6,5% até 7,3%.

Pesquise, pesquise e pesquise

            Apesar do bom momento para investir e das melhores taxas e condições é sempre importante relembrar a importância de pesquisar e analisar não só as questões financeiras, mas outros fatores específicos no momento de investir no seu apartamento próprio. Fatores que já citamos aqui como a localização, estrutura, lazer. Não economize tempo também! Há muitos canais sobre investimento imobiliário no Youtube e lembre-se: converse com um corretor, com certeza ele vai te explicar detalhadamente sobre o investimento em cada tipo de imóvel e indicar os melhores negócios para você.

Esperamos que nossas dicas ajudem a melhorar a encontrar o melhor lar para você e sua família! Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações!

Receba nosso conteúdo no seu e-mail