5 dicas para acertar na compra do seu apartamento

Por Ramon Dias.

A compra do apartamento próprio é a realização do sonho de quase todo brasileiro e para alcançar esse sonho é necessário muito estudo, pesquisa além de atenção aos detalhes, afinal este é um investimento que vai acompanhar você por muito tempo, caso não seja bem planejado o sonho torna-se um pesadelo. Por isso vamos ajudar você apresentando cinco pontos que você deve analisar antes de investir o apartamento próprio.

 Defina suas prioridades

Em meio a tantos detalhes e com a ansiedade que é adquirir o apartamento próprio é possível que você acabe se perdendo dentro de tantos itens a observar, ainda mais com questões burocráticas que tomam bastante tempo, por isso é interessante fazer o bom e velho checklist. Coloque todos os seus deveres em uma lista e assim será possível visualizar bem tudo o que você ainda tem que fazer para realizar seu sonho e principalmente: defina o que não pode faltar para que seja o apartamento dos seus sonhos. Falo aqui daqueles pontos que fazem diferença para você e que podem passar despercebidos na correria, como por exemplo, o número de vagas na garagem, se a área de lazer do condomínio atende as expectativas da sua família, entre outros. Sem anotar tudo direitinho a tendência é acabar esquecendo de alguns pontos.

Localização

Desde o início da pandemia do novo coronavírus pesquisas apontam que os brasileiros têm preferido morar em casas e apartamentos maiores mesmo que para isso  tenham que se mudar para áreas mais afastadas do centro (temos um texto no blog sobre o assunto, é só clicar aqui), mas nem para todo mundo essa é uma escolha válida por diversos fatores: distância do trabalho, escola, faculdade, entre outros. O ideal é tirar um dia na semana para dar uma volta pelo bairro, veja os supermercados, farmácias da região, vale lembrar aqui de ver as rotas de transporte coletivo. Coloque na balança o tempo que vai levar de casa para o trabalho, se tem crianças como será a rotina delas para chegar na escola e voltar e não pense só no agora avalia também a médio prazo e até longo se possível, assim você consegue evitar o transtorno de perceber tarde demais que o seu novo lar não se encaixa na sua rotina.

Tamanho do apartamento

Aqui a dica é parecida com a anterior, analise o tamanho do apartamento de acordo com sua vida no momento, mas leve em consideração o futuro também! Você é solteiro, casado? Já tem ou pretende ter filhos? Quantos? O autoconhecimento é necessário para saber se o seu apartamento vai ser o ideal pelos próximos anos, principalmente se ele for financiado. É claro que nem tudo na vida da pra ter certeza, mas se você tem um filho e pretende ter mais um em até 5 anos já se sabe que um apartamento com apenas 2 quartos vai gerar algumas dificuldades futuramente. Vale levar em consideração aqui também os pets, quem tem cachorro ou gato (ou mesmo os dois) sabe que estes bichinhos precisam de um espaço saudável para que possam viver bem, principalmente os cachorros de raças médias e grandes

Pergunte muito

Às vezes é difícil admitir as nossas dúvidas ou que não sabemos algo, principalmente quando se trata de uma negociação. Há o receio de mostrar-se ingênuo e dependendo do grau de confiança isso gera o medo de que o outro vai se aproveitar de você, mas uma dúvida que deixa de ser sanada pode se tornar um problema que surgirá no futuro! Converse, se possível, com moradores do condomínio ou pessoas que adquiriram apartamentos no mesmo empreendimento, pode ter certeza que serão os mais sinceros ao responder. Quanto mais informações você conseguir, mais certeza terá de que está fazendo um ótimo negócio.

Estas podem parecer dicas simples, mas é justamente por isso que acabam sendo deixadas de lado durante o processo de compra, mas se bem observadas pode ter certeza que a qualidade de vida no apartamento novo estará mais garantida e muito estresse também será evitado.

Você já adquiriu seu apartamento dos sonhos ou ainda está planejando? Tem alguma dica que pode ajudar quem está no mesmo caminho? Compartilha com a gente nos comentários.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a fazer o melhor investimento possível e que você encontre o melhor lar para você e sua família! Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações para não perder nenhuma novidade!