PLANTAS PARA DEIXAR SUA CASA CHEIA DE VIDA

Por Ramon Dias.

Várias pesquisas científicas apontam diversos benefícios que as plantas trazem para nossas vidas e não apenas plantas usadas com fins diretamente medicinais, estamos falando da simples convivência com estes seres incríveis. O contato com a natureza traz benefícios à nossa saúde, como redução do estresse, da pressão sanguínea e infecções. Estas comprovações estão ligadas ao conceito de biofilia: a teoria defende a ideia de que ao longo dos anos de desenvolvimento e evolução humana, fomos direcionados a amar aquilo que tem vida e não objetos e seria por isso que a natureza nos traz esse bem-estar. As plantas em nosso lar trazem sensação de conforto ao nosso cérebro e nos ajudam também na conexão com nosso eu.

De repente elas tomaram conta de tudo! Tenho certeza que se você não tem um amigo que está com a casa cheia de plantas, é a sua que está assim cheia delas. Há quem prefira flores, outros preferem folhagens diversas, independente de qual tipo, o fato é que as plantas deixam nosso lar mais bonito, alegre e dão um up na decoração, mas mantê-las vivas e com boa aparência pode ser um desafio e é justamente o que faz muitos desistirem.

SAIBA QUAL PLANTA É A IDEAL PARA VOCÊ

Sim, é preciso escolher plantas que se adaptem bem à sua rotina e ao seu lar. Não adianta pegar uma Samambaia, planta muito delicada e que exige bastante atenção, se você quase não fica em casa ou não tem boa iluminação natural nos cômodos. Pesquise no Google mesmo, não precisa de muito, é só jogar no buscador “plantas para pouca iluminação”, “plantas que exigem pouca rega”, “plantas para sol direto” e por aí vai, pesquise de acordo com sua rotina e seu ambiente.

Vou facilitar sua vida e indicar três plantas “coringa” que são facílimas de manter em casa. A primeira é a Zamioculca: uma planta de folhagem linda, ideal para quem esquece de molhar ou não tem tanta iluminação natural em casa, além disso ela gosta de pouquíssima água, geralmente é molhada a cada 15 dias e como se não bastasse ela ainda ajuda a purificar o ar da casa.

Outra plantinha perfeita para cuidar em casa é a Jiboia: A capacidade de adaptação torna a Jiboia uma das espécies de plantas preferidas para o cultivo em casa, ela vive bem seja na varanda ou no interior, mesmo com ar condicionado! Ela pode subir pela parede ou ficar pendente, o que traz versatilidade e a torna um coringa na decoração do seu lar, ela também não requer muita manutenção, a única coisa que não suporta é a baixa temperatura!

E por fim, a Espada de São Jorge pode ser a queridinha da sua casa. Com cores e detalhes marcantes a planta cresce de acordo com o vaso em que está posta, seu formato reto permite a adaptação em qualquer cantinho do lar para dar aquele toque especial na decoração. Podendo ser colocada a sol pleno ou mesmo em ambientes com quase nenhuma luz, exigindo pouquíssima água (pode ser regada uma vez a cada 15 dias, mas se você esquecer ela não vai morrer tão fácil) a Espada de São Jorge é quase uma planta artificial de tão resistente e adaptável, o que faz com que ela seja a escolha perfeita para quem deseja mais verde em casa, mas não tem muito tempo para dedicar ao hobby.

SAIBA ONDE A SUA PLANTA VAI FICAR

Já pensou se todo dia que você chegasse no trabalho sua mesa estivesse num lugar diferente? Imagina você ter que passar o dia todo com uma calça tão apertada que cada movimento seu incomoda. Agora imagina você chegando em casa à noite e finalmente se livrando dessa calça, sentando no sofá pronta para descansar, mas de 5 em 5 minutos alguém passa esbarrando em você. Que estresse, né? Pois saiba que sua planta também se estressa, no entanto diferente de você ela não consegue falar!

Evite mudar sua planta de lugar muitas vezes sem que haja necessidade. Considere que em seu habitat natural ela nasceu pra ficar quietinha no mesmo lugar a vida toda, além disso suas raízes poderiam crescer livremente, então sempre repare se o vaso da sua planta não está pequeno demais pra ela.

As plantas são seres 100% pacíficos, elas não mexem com ninguém e elas só querem que ninguém fique mexendo com elas, então repare se sua planta não está num lugar em que a todo momento alguém esbarra ou que os animais costumam mexer. Elas reagem ao meio e isso inclusive é uma das características que as classificam como seres vivos (a irritabilidade), então às vezes não é falta de água, nem adubo, nem mesmo sol! Sua planta está tristonha porque ela está estressada.

PLANTAS ARTIFICIAIS SÃO UMA SAÍDA

Talvez você já tenha tentado de tudo, mas não consegue manter suas plantas vivas por outros fatores, por exemplo: tem crianças em casa ou animais de estimação que não conseguem se adaptar com as inquilinas e insistem em quebrá-las. A solução para você pode ser as plantas artificiais, que trazem a beleza e versatilidade para a decoração da sua casa e não dão trabalho nenhum!

As pesquisas que falamos lá no início apontaram que nosso cérebro não diferenciam a imagem de uma planta verdadeira de uma artificial, portanto é melhor ter uma linda planta artificial que não ter nenhuma em casa.

APRENDA E ENSINE

No Instagram da Tecnoconsult você encontra todo mês dicas de plantas para você colocar aí no seu cantinho, seja no quarto, na sala ou mesmo na varanda, é só nos acompanhar por lá e não perder nenhuma das dicas. Conhece algum canal do Youtube com vídeos que ajudam a cuidar melhor das plantinhas em casa? Ou tem alguma dica de mãe ou pai de planta para compartilhar com a gente? É só deixar nos comentários ou nos enviar no Instagram, pode ter certeza que vai ajudar muita gente que está começando agora sua floresta particular!

Esperamos que nossas dicas ajudem você a encher sua casa de plantinhas e de vida! Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações!

Receba nosso conteúdo no seu e-mail