É possível comprar seu apartamento 100% online

por Ramon Dias.

     Não é de hoje que as compras online já fazem parte do nosso dia a dia, não é mesmo? O que antes era visto com desconfiança e receio, hoje é natural na rotina da maioria de nós, seja ao pedir delivery, comprar roupas, utensílios domésticos, produtos de beleza, a lista se estende quase que infinitamente. Desde o ano 2000 o e-commerce (ou comércio eletrônico, em português) está presente no Brasil, mas sempre houve desconfiança por parte do cliente, “será que o produto vai chegar?”, “será que é como anunciado?” e como consequência disso, comprar pela internet muitas vezes se tornou segunda opção, recurso usado apenas quando a diferença de preços era muito grande ou não se achava o objeto de desejo na cidade.

     O tempo passou e a tecnologia deixou de ser aquele monstro de sete cabeças, agora é muito mais acessível, seja na palma da nossa mão com os smartphones ou pelos notebooks e diversos outros aparelhos conectados à rede mundial de computadores, além disso a nossa legislação foi adaptada e foram inseridos diversos dispositivos de proteção aos direitos do consumidor, com isso tudo a compra online se consolidou e hoje dificilmente conhecemos alguém que nunca comprou algo pela internet.

 

     Porém a adaptação não é só por parte dos clientes, as empresas precisaram conhecer, entender e desenvolver as técnicas de venda online e se isso antes era um diferencial, após a pandemia causada pelo novo coronavírus se tornou essencial para a sobrevivência de qualquer negócio intensificar e otimizar suas ferramentas de vendas online. Para se ter uma ideia, já há pesquisas que apontam que 71% dos brasileiros intensificaram as compras online nesse período, 13% fizeram sua primeira compra online e a informação mais impressionante: Dados do índice MCC-ENET – desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, apontam que em Junho de 2020 as vendas através de e-commerce aumentaram 110,52% em comparação ao mesmo período do ano passado. Vendas online não são o futuro, já são o presente!   

     Mesmo com todo esse desenvolvimento ainda há resistência por parte do consumidor com o que comprar na internet. Produtos de ticket mais alto costumam ser comprados presencialmente e neste perfil se encaixam os apartamentos, por exemplo. No entanto esse é mais um paradigma que vem sendo quebrado, segundo a Associação Brasileira das incorporadoras imobiliárias, em certas regiões do país já chega a 60% o número de vendas de imóveis feitas totalmente online! O mercado imobiliário reforçou os meios digitais para que seja possível investir sem erro. Há aplicativos que possibilitam a visualização completa da estrutura do apartamento, atualizações frequentes sobre o andamento das obras, contato rápido e fácil com consultores para tirar dúvidas, tudo para desmistificar a venda que já remete a algo burocrático trabalhoso ou que vai gastar muita sola de sapato para resolver, isso é passado.

     A compra de apartamento através da internet ainda traz mais vantagens ao consumidor, pois é possível através de testes, aplicativos e uma análise mais completa identificar as suas necessidades e assim indicar o melhor empreendimento para cada pessoa ou família. Além disso, a disponibilização de conteúdo relevante permite que ao comprar um apartamento pela internet já possamos aprender mais sobre o novo estilo de vida, exemplificando: Você saindo do aluguel e fazendo todo o processo de compra do novo apartamento online pode receber direto do seu consultor: vídeos, apps e demais ferramentas para se organizar dentro desse novo contexto financeiro, quem sabe até uma agenda semanal de atividades para aproveitar nas áreas de lazer do condomínio? As possibilidades são diversas e quem compra só tem a ganhar. Antes ao procurar nosso novo lar era preciso gastar muito tempo pesquisando na internet, em seguida mais ainda ligando, agendando e visitando estandes, decorados e falando com representantes. Digitalizando esse processo a compra fica muito mais rápida e completa, pois é possível consultar mais opções em menos tempo, escolhendo então sem erro. Os tours digitais, videochamadas e os decorados digitais são uma ótima opção para quem quer conhecer o seu novo lar sem ter que se deslocar. A Tecnoconsult possui um decorado digital para o Residencial Vale dos Vinhedos, em Aracaju – SE, nele é possível analisar cada detalhe e conhecer as inspirações do empreendimento, sem pressa nenhuma e se surgir alguma dúvida é só mudar de tela e falar com um consultor pelo Whatsapp. A modernização da venda de apartamentos e outros imóveis pela internet é a chance de investir com condições especiais e conhecer os produtos de uma maneira totalmente diferente e inovadora. É inegável que a evolução dos processos online foi acelerada com a pandemia e que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

    E as facilidades também se aplicam à parte burocrática. De acordo com a associação Registro de Imóveis do Brasil, os envios digitais de documentos de transações imobiliárias saíram de uma normalidade de 80 por semana para 2,2 mil! A tendência é que esse número aumente mais ainda com o passar do tempo, muito disso devido a modernização dos sistemas dos cartórios que vai permitir mais rapidez ainda no processo. Voltando ao que conversamos lá no início, sobre a segurança jurídica, o Conselho Nacional da Justiça emitiu o Provimento número 94 no final de março, tornando os documentos digitais equiparáveis aos documentos físicos para registro de imóveis. Portanto, documentos criados diretamente no meio digital ou aqueles que eram físicos e se tornaram digitais, agora são aceitos para registro nos cartórios. O processo de organização e autenticação de documentos, no geral, levava de 10 a 20 dias e agora pode ser totalmente solucionado em apenas um dia através dos meios digitais.

    Continuaremos visitando nosso futuro lar antes de definir um investimento que transformará nossa vida, mas o fato é que as ferramentas estão à nossa disposição e o processo é mais simples do que se imagina, portanto cabe a nós pesquisarmos, compararmos e analisarmos, sem deixar de aproveitar todas as oportunidades e facilidades que a compra de apartamentos 100% online nos trouxe.

Esperamos que nossas dicas ajudem a melhorar a encontrar o melhor lar para você e sua família! Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações!

Receba nosso conteúdo no seu e-mail