Brasileiros buscam apartamentos maiores durante a pandemia

por Ramon Dias.

     Tenho certeza que você já disse ou já ouviu algum conhecido falar a seguinte frase: “Não preciso de um lugar muito grande, passo o dia fora de casa só vou lá para dormir”. Na correria do dia a dia a maioria de nós se viu, em algum momento, inserido nessa realidade passando cada vez mais tempo fora do lar, seja trabalhando, estudando, cuidando de outros projetos ou tudo isso junto e de repente tudo parou! Voltamos para casa e fomos aconselhados a ficar lá o máximo possível, o apartamento que antes era apenas um lugar para voltar no fim do dia e descansar agora também é o local de trabalho e de lazer, o que fez com que abríssemos nossos olhos para a importância de se ter um lar confortável, espaçoso e com opções de lazer mais completas.

blog-Prancheta-1

     Não é à toa que as nossas redes sociais ficaram cheias de pessoas postando suas pequenas reformas, pintando uma parede do quarto, colocando mais plantas em casa ou investindo tempo nos famosos DIY (faça você mesmo), todo mundo começou a olhar para dentro de casa e perceber como o ambiente afeta as emoções, o humor e diversos outros aspectos da vida, mas uma coisa não dá para ignorar: é necessário mais espaço em casa! Tanto para que se mantenha um local ideal para o home office, quanto para que seja possível se dedicar a outros hobbies, uma casa mais espaçosa permite mais atividades com a família e melhora a qualidade de vida.

     Um lugar em casa dedicado apenas para o trabalho, por exemplo, nos ajuda a manter a produtividade, criando um clima mais promissor para o foco, além de ajudar a manter uma rotina (chega de acordar, pegar o notebook e começar a trabalhar ali na cama mesmo), você consegue controlar melhor a hora de começar e principalmente a hora de parar. Já imaginou dormir no trabalho? Não dá, né!? Então por que trabalhar no mesmo lugar da casa que descansamos?

     Ter uma sala de estar espaçosa permite mais liberdade para brincar com os filhos, desenvolver atividades em família e gera muito mais conforto, até mesmo no momento de assistir um filme ou série, ter outros cômodos possibilita que isso não atrapalhe quem precisa estudar, trabalhar ou está só a fim de ler um bom livro, por exemplo. Poderíamos listar aqui dezenas de benefícios que um apartamento maior proporciona para você e sua família, bem como você também poderia acrescentar muitos outros de acordo com suas necessidades, mas tudo se resume a uma coisa: qualidade de vida!

     E a percepção desses benefícios foi feita por grande parte da população brasileira, é o que dizem os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras imobiliárias (ABRAINC). Através de pesquisas, a ABRAINC notou um aumento de preocupação com o número de cômodos dos imóveis na compra ou aluguel durante o isolamento social e quando se trata de condomínios os espaços de lazer mais completos são fatores decisivos na escolha do novo lar, tudo isso reflexo do maior tempo em casa, mas a previsão é de que esses novos hábitos e estilos de vida permaneçam mesmo após a pandemia.

Post-7B

     Voltamos a dar importância para um lar espaçoso, com possibilidade de ambientes diferentes! O escritório que antes era dispensável ou apenas aproveitamento de um quarto vazio, agora é indispensável para o home office ou para que as crianças estudem e assistam às suas aulas EAD, se antes a área de lazer era ignorada por não termos tempo de aproveitá-las, pois no tempo livre preferíamos sair para algum outro lugar, agora ela é fundamental para a qualidade de vida e até mesmo para nossa saúde mental, a cozinha que costumava ser usada apenas nos fins de semana (pois de segunda à sexta o almoço era fora de casa e o jantar delivery), agora é um lugar para experimentar coisas novas e quebrar a rotina com pratos diferentes e vamos admitir que por mais que seja maravilhoso passar mais tempo com a família, não há de se negar que cada pessoa precisa do seu tempo e do seu espaço para descansar e desenvolver suas individualidades também!

     A pesquisa da ABRAINC também traz outra informação relevante: as pessoas estão dispostas a mudar dos grandes centros para encontrar estas casas e apartamentos mais espaçosos, abrindo mão de localizações mais privilegiadas na cidade. Esse fenômeno é totalmente novo, visto que as áreas mais próximas do centro sempre foram mais procuradas principalmente devido a facilidade de locomoção e acesso ao comércio, ao trabalho, ou seja, à praticidade, mas essa escolha pode ser um problema no futuro, uma vez que tudo voltar ao normal, quem se distanciou dos centros talvez precise voltar, portanto é imprescindível ponderar muito e principalmente, pesquisar muito bem antes de tomar a decisão, para que não haja dores de cabeça depois. Vamos combinar aqui que o ideal seria um lugar espaçoso, com área de lazer completa, mas pertinho de tudo, não é mesmo?

     Por fim, o segredo pode ser entender suas necessidades e buscar um lar que supra todas elas. Quando falamos em apartamentos maiores e mais espaçosos não falamos do mesmo tamanho para todas as pessoas, considere quantas pessoas moram com você, considere também o que faz você feliz e o que será prático no seu dia a dia (não apenas agora durante a pandemia), assim você tem mais chances de acertar na escolha do seu cantinho.

Esperamos que nossas dicas ajudem a melhorar a encontrar o melhor lar para você e sua família! Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações!

Receba nosso conteúdo no seu e-mail